Santa Maria recebeu um novo Calçadão. Depois de muitos anos, muita luta e dificuldade, a Prefeitura de Santa Maria, através de contra partidas e investimentos, resolveu um problema de décadas no Calçadão Salvador Isaia. Um obra com a profundidade de cerca de 5 metros de fundura e mais de 150 metros de comprimento, sanando problemas históricos que periodicamente precisava passar por novas intervenções. Foram mais de R$ 5 milhões investidos no serviço, que além de dar uma cara nova ao espaço, resolveu problemas crônicos de inundações no subsolo, que atrapalhavam lojistas e moradores. Das 10h ao meio deste sábado (7), a população foi presenteada com atrações musicais e artísticas.
A festa para celebrar o novo espaço contou atividades para crianças, como pintura facial, apresentação de dança da Escola de Ginastas Roberta Padilha. Os show musicais foram com Trio Musical da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com os músicos Regina Sachet Guerra, Ana Cielo Guerra e Abigail Somavilla; e com Janú Uberti e convidados, e Patrick Cortez.
A programação também teve intervenção dos Passageiros da Alegria, do palhaço KatuPiry e apresentação da Banda Marcial do Colégio Manoel Ribas. Um palco foi montado no local, próximo ao Viaduto Evandro Behr, também teve distribuição de rosas, adesivos e um espaço para fotos, decorado com balões.
OBRA A obra, iniciada em 2021, contou com a retirada do piso e das floreiras do local, escavação do solo, instalação de 174 metros de galerias da rede pluvial e cloacal. Estas galerias têm pontos de acesso no piso para que as manutenções futuras possam ser feitas sem danificar a pavimentação, já que esses acessos permitem que a equipe transite por toda a extensão da galeria. Na área visível do Calçadão, foram instalados mobiliários, estrutura dos decks de madeira plástica, da rede elétrica e dos postes de iluminação pública em LED.
A Construtora Continental, que é de Porto Alegre e tem sede em Santa Maria, é a empresa responsável pela execução da obra de revitalização do Novo Calçadão Salvador Isaia (parte do reforço estrutural do pavimento, do piso de concreto, da execução de uma tubulação pluvial, construção de floreiras, colocação de bancos, das ilhas e do paisagismo). Esta empresa assumiu os serviços em junho de 2022 e, conforme o contrato, a empresa será responsável por mais dois anos de manutenção do espaço.
Comments